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Sexta-feira, 01 / 10 / 10

Dia Mundial da Música!!!!

 

 

Duas das obras mais bonitas que existem no mundo dessa arte que é a música.

 

 

sinto-me:
publicado por olharovazio às 21:57
Sexta-feira, 01 / 10 / 10

Alimentação saudável

Tendo em conta que ando numa fase em que me interesso bastante por este tema, comecei a pensar: "Talvez não seja má ideia dar aqui umas dicas sobre como melhorar a nossa alimentação a quem estiver interessado".

 

Sendo assim, seguem-se algumas delas:

 

  1. Comer frutas e verduras: Por serem alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras.
  2. Evitar gorduras e fritos: Comer em excesso alimentos ricos em gorduras pode provocar o aparecimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
  3. Usar 1 lata de óleo por cada 2 pessoas por cada mês: Esta medida serve para termos noção da quantidade de óleo que deve ser usada, evitando assim o seu uso excessivo.
  4. Realizar 3 refeições principais e 1 lanche por dia: Esta medida evita períodos de jejum prolongado. É preferível comer mais vezes por dia mas em menor quantidade. Caso contrário, quem faz um jejum prolongado, acaba a comer exageradamente na refeição seguinte. O mesmo ocorre a quem não tem um horário certo para comer ou "salta" uma das refeições.
  5. Comer com calma e não à frente da televisão: Quando se come rapidamente, para além de não se saborear os alimentos, faz com que a sensação de saciedade leve mais tempo a aparecer, o que faz com que se coma mais. Ao vermos televisão ao mesmo tempo que comemos, faz com que a pessoa se distraia e não controle a quantidade de alimentos que consome. Para além deste aspecto, as publicidades relativas a alimentos provocam mais apetite e "aguçam" a gula.
  6. Evitar doces e alimentos calóricos: Um ponto relevante acerca deste tópico é observar não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos, uma vez que a maior parte deles são pobres em nutrientes e ricos em calorias (doces e alimentos com muita gordura). um consumo excessivo destes alimentos torna mais fácil o aparecimento de doenças como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
  7. Comer de tudo, mas dar preferência a verduras, legumes, frutas e cereais: No entanto, não é necessário "cortar" nenhum alimento da dieta. Basta ter em atenção às quantidades e consumir mais alimentos que sejam ricos em nutrientes. É ainda de salientar a importância da ingestão de 8 copos de água por dia (aproximadamente 1,5l).
  8. Fazer alguma actividade física: O ideal seria praticar todos os dias alguma actividade física.Cada um deve escolher uma actividade que lhe agrade e convidar um amigo para não perder a motivação. O importante é não ter uma vida sedentária.

 

(Livro Alimentação Saudável)

sinto-me:
publicado por olharovazio às 19:11
Pedaços de vida...de tudo um pouco.

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